COQUERIAS

Controle e uniformidade na partida

Iniciamos nossas atividades em coquerias com a secagem e aquecimento para partida dos fornos. A princípio, foram operações de pequena escala. Esse cenário mudou a partir de 2006, e hoje somamos a secagem e aquecimento de mais de 1.000 fornos entre byproduct e heat-recovery. Consolidamo-nos, assim, como a empresa mais experiente no país para o aporte térmico à partida de coquerias, com destaque para a uniformidade de temperaturas e consequente suavidade de expansão proporcionada.

No mesmo ano de 2006, estabelecemos parceria tecnológica com a empresa Glass Service, que tem sede na República Tcheca. Desde então, somos licenciados para uso de seu software de dinâmica dos fluidos computacional, CFD, com o qual, em nossa divisão de tecnologia, Æstus, realizamos estudos de distribuição de calor e níveis de expansão dos fornos de coque, simulando as condições de aquecimento.

MONITORAMENTO ABRANGENTE

Para pleno controle sobre a secagem, aquecimento e expansão, trabalhamos com monitoramento abrangente. Numa bateria heat-recovery de 40 fornos, por exemplo, monitorando 128 termopares, entregamos perfil de ampla uniformidade térmica e, numa bateria byproduct de 55 fornos monitorada com 742 termopares atendemos com folga à especificação do projetista, obtendo 5,7°C de diferença entre fornos adjacentes contra tolerância de 35,0°C acima de 650°C.

Preservação de refratários

Contamos com especialistas e equipes operacionais para um pacote completo de soluções em preservação de refratários de coquerias:

Destaque

Realizamos a secagem e aquecimento para partida das maiores coquerias do país:

  • Coqueria heat-recovery de 1,55 milhão de toneladas de coque por ano e 198 MW de potência: 320 fornos, 90 queimadores operando simultaneamente
  • Coqueria heat-recovery de 1,8 milhão de toneladas de coque por ano e 490 MW de potência: 432 fornos, 160 queimadores operando simultaneamente
  • Coqueria byproduct de 22 toneladas de coque por forno por ano: 135 fornos, 62 queimadores operando simultaneamente
Mais informação? Entre em contato